Mais uma vez um dos aplicativos mais usados para troca de mensagens entre seus usuários, voltou a limitar a quantidade de encaminhamentos. Agora, os usuários só podem compartilhar um material encaminhado, em uma conversa de cada vez.
A medida, que começa a valer a partir desta terça-feira (7), é uma tentativa de conter a desinformação alimentada por mensagens com notícias falsas compartilhadas por meio do aplicativo, incluindo supostos conselhos médicos, desde o início da crise do novo coronavírus.
Com mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo, o WhatsApp disse, em um blog, que decidiu alterar a configuração de compartilhamento após observar um “aumento significante” no número de mensagens encaminhadas desde o início da crise da COVID-19.
“Acreditamos que é importante frear a disseminação dessas mensagens para que o WhatsApp continue sendo um local para conversas pessoais”, afirmou a companhia em um comunicado. Um porta-voz da empresa disse que o novo limite funcionará por tempo indeterminado.
O conteúdos no WhatsApp, tem as conversas no aplicativo protegidas por criptografia de ponta a ponta, impedindo até mesmo que a empresa veja o conteúdo compartilhado pelos usuários. Isso permite que grupos de centenas de pessoas compartilhem textos, fotos e vídeos, sem ter como monitorar a origem ou alcance desses materiais.
Segundo o WhatsApp, a redução do limite anterior – de 20 para 5 destinatários de uma vez – levou a uma queda de 25% dessas mensagens. A empresa também encoraja as pessoas a sinalizarem circulação de conteúdo suspeito e encaminhar a organizações que possam checar as informações.
Manuela Laborda
Fonte: cnnbrasil.com