Fechado o primeiro dia de futebol após o retorno do Campeonato Alemão, é hora de olhar algumas estatísticas. Elas indicaram que a 26ª rodada, impactada pelas consequências da pandemia do coronavírus e dos 66 dias de hiato entre um jogo e outro, teve menos gols, um pouco a mais de faltas e substituições moderadas considerando a alteração nas Regras do Jogo recomendada pela Fifa.
Os seis jogos também acenderam um alerta: de acordo com a imprensa europeia, oito jogadores sofreram lesões, um deles – o norte-americano Giovanni Reyna, do Borussia Dortmund – ainda no aquecimento. Terá sido fruto da longa inatividade?
Vamos, portanto, aos números:
Gols
Considerando as top-5 ligas da Europa (Espanhol, Francês, Inglês e Italiano), o Alemão tinha, disparadamente, a melhor média de gols por jogo: 3,25.
Mas os seis jogos deste sábado testemunharam apenas 16 gols (2,66/jogo), fazendo a média total da Bundesliga cair para 3,23 (ainda bastante satisfatória, convenhamos). Pesou contra, principalmente, o empate por 0 a 0 entre Fortuna Düsseldorf e Paderborn, dois clubes da zona do rebaixamento.
Hertha Berlin e Borussia Mönchengladbach, com três gols, e principalmente o Borussia Dortmund, com quatro, salvaram. E o Bayern, dono do melhor ataque, ainda vai a campo neste domingo, em visita ao Union Berlin.
Substituições
Dos 12 times que entraram em campo, apenas cinco realizaram as cinco substituições permitidas pela Fifa.
Foram eles: Schalke (goleado pelo Borussia Dortmund), Hertha Berlin (venceu o Hoffenheim), Paderborn (empatou com o Fortuna Düsseldorf) e Eintracht Frankfurt e Borussia Mönchengladbach (vitória do Gladbach).
Destes todos, o Gladbach mexeu duas vezes nos acréscimos para ganhar tempo, enquanto o Hertha fez todas as cinco substituições quando já estava vencendo por 3 a 0 (mas em três paralisações, como manda a regra).
Outras estatísticas da rodada:
- O Borussia Dortmund ganhou oito das nove partidas do returno. Na última vez que repetiram isso, na temporada 2011/12, ganhou o título.
- Neste período, somente o norueguês Haaland marcou mais do que o dobro de gols do Schalke (10 a 4).
- Pléa marcou o quarto gol mais rápido desta Bundesliga, aos 37 segundos. O recorde ainda é de Marco Richter, do Augsburg, que fez aos 29 segundos contra o Bayern pela 8ª rodada.
- Matheus Cunha balançou as redes em seu terceiro jogo consecutivo pelo Hertha Berlin (os dois anteriores, contra Werder Bremen e Fortuna Düsseldorf, aconteceram antes da parada).
- O Fortuna Düsseldorf acertou a trave quatro vezes (em nove finalizações), tendo finalizado no poste apenas outras duas vezes em toda a temporada.