O partido Solidariedade e o vereador Mario Galinho apresentaram, nesta terça-feira (15), denúncia ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), contra o prefeito de Paulo Afonso (BA), Luiz de Deus, e seu vice, Marcondes Francisco, ambos do PSD.
Na ação composta de 147 páginas é solicitada a cassação dos mandatos e inelegibilidade dos dois políticos, pelos próximos oito anos, por abuso de poder econômico e político na campanha eleitoral de 2020.
“Durante o pleito, a máquina pública foi escandalosamente usada. Isso configurou a desigualdade de oportunidades na disputa eleitoral”, alertou Galinho. “O prefeito e o vice mobilizaram toda a estrutura administrativa, utilizando-se de bens e serviços públicos, servidores e contratados. Exonerou e nomeou em período vedado pela legislação”, frisou o vereador. “Colhemos relatos de funcionários que foram coagidos a participar de atos de campanha”.
Segundo a denúncia, atos do Executivo Municipal comprovam o “intuito dos gestores de angariar a qualquer custo a sua manutenção no Poder político local”.