A Secretaria Municipal da Saúde de Lauro de Freitas recebeu, do Ministério da Saúde, 700 doses da pentavalente, vacina que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria da influenza tipo B. O quantitativo é destinado a suprir a demanda dos meses de novembro e dezembro no município.
A gestão distribuiu de forma racional as doses nas 15 Unidades de Saúde da Família do município, que já estão ofertando o imunobiológico, indicado para crianças de 2, 4 e 6 meses de idade em três doses.
O desabastecimento no município e em outras cidades do país ocorreu após reprovação do controle de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) de lotes recentes do imunobiólogico, impedindo assim a distribuição das doses.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sessa), Regina Coeli, “a quantidade ainda não garante regularizar toda a cobertura. A partir do recebimento das doses, estamos empreendendo todo o esforço para abastecer os postos de saúde da rede e garantir a proteção dos pequenos que fazem parte do público eletivo para essa estratégia”, destacou Coeli.
Jornalista Giovanna Reyner
ASCOM/PMLF
05/11/2019
Tel.: 3288 – 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br