A Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (Semed) recebeu representantes da Defensoria Pública da Bahia, nesta quarta-feira (23), para alinhamento de um termo de cooperação que vai trabalhar o Programa Infância Sem Racismo na rede de ensino do município. A iniciativa de educação antirracista, que tem como um dos focos a formação de professores, será realizada de forma transversal com outras Secretarias da Prefeitura.
Frente à mobilização para receber o programa na Semed, Dinalva Moreira, diretora do Departamento de Educação Infantil, ressalta que a parceria vai ampliar o conhecimento na rede de ensino. “O termo de cooperação vai possibilitar que possamos trabalhar formações de conhecimentos antirracistas com os professores da educação infantil, além de garantir os direitos das crianças através do cumprimento de leis como a 11.645”, pontuou.
Uma das representantes da Defensoria Pública da Bahia, Juliane Andrade, que é coordenadora da sétima regional (RMS), conta que o programa também faz a distribuição de cartilhas antirracistas, diálogos com as famílias e outras ações. “Trata-se de um trabalho multidisciplinar que ainda vai envolver secretarias como a de Promoção da Igualdade Racial, Juventude e de Desenvolvimento Social. É um trabalho todo voltado à educação infantil, que visa a construção de um futuro menos racista e mais democrático”, disse.
A Lei nº 11.645, de 10 março de 2008 torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.