São Francisco de Assis é reverenciado por pescadores em Lauro de Freitas
“São Francisco de Assis representa abundância e fartura e essa procissão, tradição há mais 100 anos, é pra agradecer e pedir proteção em nossas pescarias”, declarou Carlos Cunha, pescador há 51 anos. E foi com esse clima de devoção e fé que a procissão dos pescadores em celebração a São Francisco de Assis percorreu as ruas do bairro de Portão.
A caminhada que saiu da Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, seguiu até o Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão embalada por cânticos e fogos. Por cada residência que passava a imagem de São Francisco era reverenciada. “É uma felicidade ver essa celebração, ainda mais pra mim que quase me tornei uma pescadora”, confessou Miralva das Mercês enquanto assistia da porta de casa a passagem da procissão.
Para a prefeita Moema Gramacho que acompanhou a procissão, “esse é um momento de resgate da tradição e da história além de uma oportunidade de homenagear a todos aqueles que dedicam as suas vidas para trazer alimento para o nosso povo – de Lauro de Freitas, da Bahia e do Brasil. Parabéns aos pescadores e viva São Francisco”.
Após a procissão os pescadores e devotos seguira de barco até a praia de Buraquinho onde o padre João Abel rezou uma missa campal. Em seguida a imagem de São Francisco foi levada à capela da Colônia de Pescadores Z-57. Os pescadores junto com nativos e turistas continuaram os festejos animados por rodas de capoeira e muita samba no pé.
Gaúcha, Suzana Celidônio já conhecia o município, porém estava participando pela festa pela primeira vez. “Morei em Lauro de Freitas há 15 anos, em Vilas do Atlântico, mas nunca tive a oportunidade de prestigiar essa festa. Hoje estou de volta e estou achando muita bonita essa celebração”.
Presidente da Associação dos Pescadores da Colônia Z-57, Egberto Teodoro, conhecido como Cotoco Pescador, contou que antes de ir para o mar os pescadores fazem uma oração pedindo a bênção do santo. “Nós abraçamos São Francisco de Assis como nosso padroeiro e esse respeito passa de geração para geração”.
O secretário de Cultura e Turismo Manoel Carlos também acompanhou a celebração na praia de Buraquinho. “Essa é uma festa que traz um grande sincretismo com a animação da capoeira, a beleza plástica do candomblé e a reverência ao santo durante a missa”. A festa de São Francisco de Assis faz parte do calendário oficial de festejos do município.