A medida de prevenção lockdown passou a ser cogitada de forma mais intensiva no Brasil nos últimos dias para diminuir o número de contágio e de mortes por coronavírus no país, mas o que vem a ser o lockdown? O termo é uma expressão em inglês, que em tradução literal para o português falado no Brasil quer dizer confinamento, bloqueio total ou fechamento total.
Em Salvador, a medida foi estudada pelo prefeito ACM Neto e não será posta em prática do modo original. Durante uma coletiva na última quarta-feira (6), o democrata afirmou que a capital vai entrar em uma espécie de lockdown setorizado, com o fechamento de alguns locais específicos para impedir a circulação desnecessária nas ruas.
“Vamos apresentar a Salvador um plano, que vem sendo traçado desde o começo da semana, que é promover a interdição completa de alguns pontos de Salvador, onde está havendo um número maior de novos casos de coronavírus, ou seja, locais onde a taxa de transmissão do coronavírus está mais elevada“.
Mas o Brasil já não adotou uma medida de isolamento social? Sim, porém o lockdown prevê um confinamento ainda mais radical, com um bloqueio total, impedindo que as pessoas saiam às ruas.
A diferença entre as medidas que estão sendo adotadas durante o período da pandemia está no poder exercido pelo governo para que as ações sejam cumpridas. O isolamento social é uma sugestão para que as pessoas evitem de sair as ruas. Já a quarentena, é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo para quando as pessoas estão contaminadas com o vírus.
O lockdown proíbe a circulação de pessoas, a não ser que seja para emergências ou atividades essenciais, como compra de alimentos, transporte de doentes ou realização de serviços de segurança. Quando imposta, a medida inclui ainda o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais.
Caso precise sair, é obrigatório o uso de máscara. Porém fica proibida reuniões públicas ou privadas, a saída e a entrada intermunicipal de pessoas, por meio rodoviário ou hidroviário, a não ser que seja para algum tipo de serviço essencial.
No Brasil dois estados adotaram a medida, o Pará com 10 cidades em lockdown após o número de mortes por Covid-19 triplicar em uma semana, colocando o estado entre um dos mais afetados pelo coronavírus. E o Maranhão, que entrou no regime na terça-feira (5), após um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontar que o estado tem o maior ritmo de crescimento no número de mortes pelo vírus.
Quem descumprir a medida estará sujeito a advertência ou multa.