A prefeita Moema Gramacho participou de encontro com o Governador Rui Costa que anunciou a construção das policlínicas.
A construção de mais duas policlínicas – uma na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que será implantada em Simões Filho, e outra na região de Alagoinhas – foi autorizada pelo governador Rui Costa nestas segunda (16) e terça-feira (17), respectivamente.
Os novos equipamentos devem atender mais de 1,7 milhão de baianos de 33 municípios baianos. Atualmente, quatro policlínicas regionais de saúde estão em construção e com obras aceleradas em Jequié, Teixeira de Freitas, Irecê e Guanambi. As policlínicas são resultado da formação de consórcios de saúde. “Estamos construindo um novo marco da saúde pública na Bahia, pensada, planejada e executada de forma coletiva, por cada região, garantindo qualidade de atendimento e rapidez a um custo mais baixo para os municípios”, defendeu Rui. Segundo ele, até o ano que vem mais de cinco milhões de baianos já estarão sendo atendidos em policlínicas regionais.
A unidade em Simões Filho atenderá a própria cidade, Lauro de Freitas e mais 14 municípios da RMS, com exceção da capital, e será construída em um terreno na via marginal à BR-324.Já a policlínica em Alagoinhas abrangerá 18 municípios (cerca de 553,4 mil habitantes) e será erguida em um terreno atrás da Câmara de de Vereadores.
Além da Policlínica da Região Metropolitana, em Simões Filho, Lauro de Freitas contará, também, com o Hospital Metropolitano, que será construído nas imediações do bairro de Areia Branca.