Com a instalação do equipamento, o objetivo é dar continuidade a produção centenária de rapadura, do melado e açúcar mascavo, em um espaço adequado às normas sanitárias e certificado com o selo da Agricultura Familiar. A agroindústria foi viabilizada por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), através do projeto Pró-Semiárido.
Além da estrutura física, os investimentos foram destinados para a aquisição de equipamentos, utensílios, fardamentos, itens de segurança pessoal, além de capacitações e a oferta de assessoramento técnico contínuo, o que potencializou a produção agroecológica da cana-de-açúcar cultivada há mais de 200 anos pelas famílias agricultoras. “De agora por diante nós teremos mais trabalho na comunidade, tiraremos nosso sustento sem precisar sair daqui”, destacou a presidente da Organização Quilombola de Desenvolvimento Mandacarú, Jivonilde Pereira.
“Os produtos são certificados pela Anvisa, rotulados com código de barra, certificados com o Selo da Agricultura Familiar e serão colocados nos mercados de todo estado da Bahia. Então isso é alavancar a comunidade, mostrar a cara deles, tanto que a marca é “Dospretos”, e a gente espera que isso venha trazer desenvolvimento para essa localidade que era tão necessitada”, explicou o técnico em agroindústria e coordenador regional do Pró-Semiárido em Senhor do Bonfim, Nelson Santana.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, assinalou: “Este é mais um equipamento socioprodutivo que não apenas vai gerar renda para a comunidade, mas irá dar oportunidade para que essas pessoas decidam sobre o seu próprio destino. Uma demanda da comunidade e um projeto construído junto com eles e elas, parte de uma revolução que começou na Bahia em 2007 e que ganha ainda mais força com o governo Jerônimo Rodrigues”.
O Pró-Semiárido é um projeto do Governo do Estado de combate à pobreza rural, executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Por: Silvia Costa – Assessoria de Comunicação da CAR
Fotos: Aline Queiroz e Mateus Pereira/GOVBA