Toneladas de lixo que teriam descarte de forma indevida encontram destino à reciclagem, por meio das ações de coleta e recebimento de resíduos do Ecoponto, em Lauro de Freitas. Na perspectiva de conhecer o espaço e manter o ordenamento do lixo que é recebido diariamente, equipes da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, estiveram no local, realizaram a limpeza e removeram o material acumulado.
A proposta é que o ambiente ofereça uma configuração adequada para acesso da população. O local, que funciona como uma unidade de coleta voluntária de resíduos sólidos, funciona na Rua Evanildes Bonifácio Costa, no Loteamento Miragem, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; e aos sábados, das 8h às 12h.
No local podem ser descartados resíduos volumosos, como entulho de obras, móveis velhos e eletrodomésticos inservíveis; verdes, a exemplo de grama, folhas e poda; além de resíduos recicláveis em geral, que podem ser descartados separadamente.
Todo material reciclável recolhido é encaminhado para a Cooperativa dos Catadores Agentes Ecológicos de Lauro de Freitas (CEALF), informou o agente do Ecoponto Ivan Lima dos Reis: “Todo o material reciclado como: papel, alumínio, plástico e vidro é encaminhado à cooperativa. Os entulhos também recebem descarte correto, evitando que acabem obstruindo rios e fiquem jogados”, esclareceu.
A construção de Ecoponto está prevista na Lei do Lixo Zero, que tem por objetivo reduzir o descarte incorreto de lixo reciclável, promover a conscientização sobre a separação adequada de resíduos, incentivar a reutilização e reciclagem; expandir a coleta seletiva, entre outros.
Leave feedback about this
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.