Em coletiva on-line no Facebook da Prefeitura de Lauro de Freitas, nesta sexta-feira (8), a gestora do município, Moema Gramacho, reforçou a necessidade de a população cumprir o distanciamento social como medida de enfretamento a pandemia do novo Coronavírus. Esse também é o propósito da campanha lançada na coletiva que incentiva a compra online no comércio local.
“Começamos a campanha pelo Dia das Mães, para as pessoas fazerem compras por telefone e redes sociais. Assim, evitamos aglomeração nas ruas e preservamos a vida. O melhor presente é ficar em casa”, ponderou. Moema apresentou quadro epidemiológico do nível mundial ao municipal, que mostra as consequências devastadoras do vírus.
No mundo já são 3.8 milhões de casos de COVID-19 e 259.474 mortes registrados pela OMS. No Brasil, os números também assustam. São 146 mil infectados e mais de 10 mil mortes. A Bahia ultrapassou as 5 mil pessoas que testaram positivo para o virus com 190 mortes. Lauro de Freitas registra 103 pessoas infectadas e quatro mortes.
Entre as ações para redução dos impactos provocados pela pandemia em Lauro de Freitas, a prefeita citou a conclusão, nesta última quinta-feira (7), da entrega da segunda etapa dos kits alimentação às famílias dos 28 mil alunos da rede municipal, que continuam com aulas suspensas.
Com decreto publicado que estabelece o uso obrigatório de máscaras de proteção facial no município de Lauro de Freitas para todas as pessoas em área externa, Moema destacou que a Prefeitura está realizando blitze educativas com alertas para a importância do uso do Epi no combate ao coronavírus.
A força-tarefa de fiscalização de estabelecimentos comerciais e pessoas em circulação externa foi prorrogada por mais 30 dias. Medidas mais restritivas como forma de conter o avanço do vírus serão decretadas caso os números de contaminação no município cresçam.
Ações na economia
Depois de prorrogar o vencimento de taxas e tributos, a Prefeitura, em parceria com o Desenbahia, vai disponibilizar linhas de crédito para microempreendedores e autônomos em Lauro de Freitas. O setor comercial terá duas linhas de crédito: uma para MEIs e autônomos através do CrediBahia, e outra com recursos do BNDES para empresas de pequeno, médio e grande porte.
Jornalista Laerte Santana
Foto Danilo Magalhães
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
08/05/2020
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br