A Polícia Militar da Bahia (PMBA) lançou, nesta terça-feira (22), às 11h, na área externa da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo (CAB), a Operação Hórus.
A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de policiamento ostensivo em Salvador, visando a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), como homicídios, e coibir outras práticas criminosas na capital.
A cerimônia contará com a presença do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, além de outras autoridades civis e militares.
A operação mobilizará policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes), das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs) e de outras unidades especializadas, que atuarão de forma contínua na capital baiana.
O efetivo será reforçado para aumentar a presença policial em áreas estratégicas, através de incursões e pontos de bloqueio, com foco na prevenção de crimes contra a vida e o patrimônio, além do combate ao narcotráfico.
Para isso, as equipes da PM contarão com o suporte de uma frota completa de viaturas, inclusive aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer), além de recursos tecnológicos avançados e informações estratégicas do setor de inteligência policial.
O planejamento detalhado da Operação Hórus considera a mancha criminal das regiões, garantindo o uso qualificado e direcionado dos recursos operacionais para uma atuação mais eficaz na preservação da ordem pública.