Inovação e tecnologia vêm ganhando espaço na construção civil, gerando otimização e maior controle nos custos das obras
Com os avanços tecnológicos, muitos processos que antes demandavam mais tempo, hoje em dia podem ser otimizados e gerar melhores resultados através de soluções tecnológicas. Com objetivo de agilizar a gestão da obra, ter um bom planejamento e evitar o desperdício de materiais e dinheiro, as construtechs (startups voltadas para atender à construção civil) vem se destacando e ganhando espaço no mercado.
Através da modernização no setor da construção civil, muitos processos vêm sendo facilitados e um deles é a gestão e o planejamento financeiro da obra, que é um dos pilares mais importantes para a consolidação de um projeto. As construtechs trazem modelos de planejamentos que auxiliam desde a economia até otimização dos processos na construção.
De acordo com Victor Bolonha, Gestor de Negócios Digitais da plataforma de engenharia acessível NIDO, o controle e o planejamento financeiro da obra evitam desperdício, tanto de materiais quanto de dinheiro e possibilita um melhor resultado na finalização dos projetos, pois com uma gestão financeira bem elaborada leva ao sucesso do trabalho e que obra possa ser realizada dentro do cronograma pensado.
“Além de trazer economia, evita o desperdício também do ponto de vista ambiental, já que a construção civil traz grandes impactos ao meio ambiente, principalmente no momento da produção de seus insumos. Por isso, é importante utilizar apenas os materiais necessários de forma direcionada através de uma gestão financeira bem planejada”, destaca Victor.
Para o gestor, é indispensável a utilização de um planejador financeiro na construção civil, pois através dele é possível controlar de forma precisa todos os custos que compõem a obra, como mão-de-obra, aluguel de materiais, aquisição de materiais, transporte, dentre outros.
Na plataforma NIDO são disponibilizados de forma gratuita, projetos com materiais já quantificados que serão usados ao longo da construção, permitindo maior domínio do planejamento e evitando surpresas desagradáveis, pois os cálculos são realizados mediante o projeto arquitetônico e a mão de obra disponível.
“Ao usar as ferramentas de planejamento da plataforma NIDO, o usuário planeja sua obra de forma eficaz e objetiva, reduzindo seus custos e evitando desperdícios, é possível visualizar cada etapa da obra, sabendo o que precisa ser feito, quantas pessoas serão necessárias trabalhando e ainda consegue comprar os materiais pela própria plataforma”, explica Victor.