Hoje, celebramos uma importante vitória para o Brasil e para a luta do povo negro e das comunidades tradicionais. Nosso agradecimento ao **Deputado Federal Valmir Assunção**, que representa com honra o Estado da Bahia e se dedica a dar voz aos povos negros, comunidades tradicionais e terreiros de candomblé no cenário nacional.
Também agradecemos ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, ao lado de lideranças comprometidas, fortalece o compromisso com a igualdade e o enfrentamento ao racismo.
Este ano marca uma conquista histórica: o 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, agora é feriado nacional, graças ao Projeto de Lei 296/2015, de autoria de Valmir Assunção. Essa data, que homenageia Zumbi dos Palmares, é mais do que um feriado. É um momento de reflexão, de luta e de reconhecimento da contribuição inestimável do povo negro para a construção deste país.
Em Lauro de Freitas, o 20 de Novembro já havia sido feriado, mas foi cortado no passado por decisão judicial a pedido de uma associação de supermercados. Agora, com a nacionalização da data, garantimos que esse direito será respeitado, em todo o território brasileiro.
Esta conquista é uma homenagem à ancestralidade, às lutas e às conquistas de um povo que enfrentou e enfrenta desafios, mas que permanece firme na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Como bem dizemos, Xangô é o Rei da Justiça e, hoje, celebramos a justiça que alcança os povos negros de nosso país.
Paulo José do Sacramento
Líder Comunitário
Povos das Comunidades Tradicionais