O “Papo de Mina” surgiu no Rio de Janeiro no ano de 2018, criado a partir de um edital do Fundo Elas (Feminismos Contemporâneos), no qual a Articulação Brasileira de Lésbicas – ABL foi contemplada.
No Rio de Janeiro o Papo de Mina ocorreu no Complexo da Maré/Nova Holanda, Morro da Providência, no Centro de Referência LGBT/Caxias e em São Paulo no Centro de Cidadania LGBTI Luiz Carlos Ruas/Bairro da Consolação. Em 2019 ocorreu no Ilê Ase Alagbede Orun em Pernambuco e vem outros por aí!
Com a metodologia em formato de rodas de vivências itinerantes, as atividades acontecem em cidades, periferias e favelas, tendo como objetivo fortalecer, reconstruir e construir o Movimento de Lésbicas e Mulheres Bissexuais pelo Brasil a fora. Os temas abordados são variados, porém, sempre acerca do universo lésbico.
As rodas foram tão fortalecedoras, que a ABL decidiu dar continuidade ao projeto mesmo com o término da execução do financiamento, a fim de passar a metodologia para outros grupos, redes e coletivas.
Aqui na Bahia através da Parceria com a Coletivo LESBIBAHIA, REDE SAPATÁ, Coletiva Brejo Salvador, Annie Ganzala, UNALGBT, CDC – Coletivo da Diversidade e Cidadania do Caji Caixa D’água Lauro de Freitas. BA e AS Comunicação realizaremos o Primeiro Papo de Mina com intuito de criar uma organização estratégica de Lesbicas e Mulheres Bissexuais para fazer a escuta e o debate de Gênero, sexualidade e outros nas periferias e visando o espaço de educação.
*Programação do Papo de Mina*
Tema: Conexões Lésbicas Negras e Valorização das Práticas para a Liberdade dos Corpos
17:00h- Acolhimento
17:35h KARAOKÊ
18:30h Show Savanah canta Alcione
19:40 Lançamento de Livros, Sarau Maiara Silva
20:40h Mesa: Papo de Mina na Bahia
21:00 Show a confirmar e Forró no Brejo.