.
A Ouvidoria SUS-Bahia realizou, na manhã desta quinta-feira (5), uma capacitação para os ouvidores da sub-rede da unidade na utilização do sistema Ouvidor SUS. A ferramenta aperfeiçoará o processo de tratamento de demandas da população, facilitando o controle, acompanhamento e a resolução com mais agilidade. O treinamento foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa).
De acordo com o gerente da Ouvidoria da Saúde no município, Heraldo Sales, com o sistema as áreas técnicas da Sesa passarão a receber e responder às demandas, tornando a comunicação mais eficiente. “Estamos qualificando os profissionais para atuarem no sistema de forma prática, para que as manifestações dos cidadãos sejam tratadas e respondidas diretamente pelos setores”, explicou.
O sistema estará em funcionamento a partir deste mês. A ouvidora geral da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Celurdes Carvalho, destacou a importância do canal para a participação popular. “O funcionamento da rede organiza nosso fluxo de atendimento, dá celeridade ao processo e otimiza o acesso da população ao serviço do SUS possibilitando uma gestão participativa”, afirmou.
Também foram discutidos durante o treinamento, assuntos relacionados ao bom funcionamento da Ouvidoria, como a sua importância para o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) e a relevância da plataforma como instrumento de gestão capaz de contribuir para a melhoria dos serviços prestados pela gestão.
A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde atende aos cidadãos de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O órgão pode ser contatado através do número 3369-9937 ou pelo e-mail ouvidoria-sesa@pmlf.ba.gov.br. O espaço é destinado às denúncias, reclamações, informações, solicitações, elogios e sugestões.
Jornalista Giovanna Reyner
Foto Silva Junior
ASCOM/PMLF
05/11/2019
Tel.: 3288 – 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br