Durante o encontro virtual, foram exaltadas necessidade de atenção básica organizada, integração de Políticas Públicas e a valorização dos Agentes Comunitários para democratização da Saúde em Salvador
A pré-candidata à prefeitura de Salvador, deputada Olívia Santana, realizou na tarde desta quarta-feira (08.04) mais um encontro com especialistas, desta vez na área da Saúde, visando construir uma proposta participativa para o seu programa de governo para Salvador.
Durante sua fala, Olívia ressaltou a necessidade de se fazer uma fotografia real do que é a cidade. “Um grande desafio é fazer a luta nacional em defesa do SUS, essa é uma agenda que todos os prefeitos deveriam abraçar. O SUS é procurado por 72% da população de Salvador. Tivemos uma perda de mais de R$ 28,3 bilhões na rede! O prefeito ACM Neto discute a situação da saúde pública, mas apoia um presidente que tem asfixiado todas as áreas sociais e está desmontando o SUS”.
Olivia exaltou também a importância de uma rede pública universal que possa atender qualquer pessoa. “Precisamos de mudanças nas políticas públicas, garantindo equilíbrio para as diversas regiões da cidade. Políticas Públicas intersetoriais e interseccionais, integradas e articuladas para a promoção de uma cidade saudável. Implementar um novo modelo de Atenção Integrada à Saúde”, enfatizou.
Questões importantes foram debatidas e propostas pelas especialistas da área da Saúde para Salvador a exemplo da necessidade de uma gestão integrada de políticas para o combate das Arboviroses como a Chikungunya e a Dengue; ampliação do horário de atendimento das unidades básicas de Saúde; política de gestão de pessoas; expansão da atenção básica, além de uma redistribuição dos recursos municipais direcionados para o sistema de Saúde.
Participaram do debate virtual: Giselia Souza, Professora Doutora pela Faculdade de Farmácia da UFBA; Marilda de Gonçalves, Professora doutora da UFBA e pesquisadora da Fio Cruz; Aladilce Souza, Enfermeira Professora da UFBA e vereadora de Salvador; Lorene Pinto Professora Doutora em Medicina da Saúda da Faculdade de Medicina Da Ufba; Maria Inês da Silva Barbosa, Professora Doutora em Saúde Pública pela USP e Ativista do Movimento Negro; e as lideranças comunitárias Lourdinha Nascimento, Kilson Melo, Maria de Souza e Edneia Santos.
Na próxima quarta-feira, a partir das 17h, acontecerá o debate sobre Educação, que poderá ser acompanhado nas redes sociais da pré-candidata.