Conscientes da responsabilidade pela implantação do porte do Parque Shopping Bahia em Lauro de Freitas, seus diretores contrataram os serviços profissionais da TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes, para um estudo de impacto na mobilidade urbana da cidade, após a inauguração do empreendimento. Com mais de 30 anos de atuação, a TTC foi fundada por técnicos pioneiros do setor no Brasil, e conta com profissionais atuantes nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Urbanisno e Know how de trabalhos realizados em entidades e órgãos de projeção nacional e internacional, tanto do setor público como privado.
Utilizando modernas ferramentas e tecnologias para a realização sustentável dos projetos de seus clientes, a TTC destacou o profissional Márcio Fernando Barbosa, arquiteto e urbanista, para esclarecer sobre como ficará o sistema viário da região, após a inauguração do Parque Shopping, dia 03 de março de 2020.
Márcio Barbosa – Arquiteto e Urbanista
Quais ações o Parque Shopping Bahia vai implantar em relação à mobilidade?
Foram analisadas as plantas de implantação e verificado a localização de todos os acessos planejados, e quantificado os volumes veiculares atraídos, com estes volumes foi ajustado o posicionamento das cancelas e a quantidade das mesmas para não haver qualquer tipo de interferência no tráfego de passagem. Aliado a isso, nenhum dos acessos planejados esta nas vias de maior fluxo da cidade: Av. Santos Dumont, e Av Luiz Tarquínio. Com isso o tráfego de passagem não sofrerá nenhum tipo de interferência pelo fluxo de veículos atraído pelo shopping.
Quantas vagas de estacionamento o Parque Shopping Bahia vai disponibilizar para seus clientes?
O Parque Shopping Bahia vai disponibilizar aproximadamente 3 mil vagas. Todo o estacionamento poderá ser acessado por qualquer uma das cancelas. A circulação interna permite circundar todo o empreendimento.
Como será o acesso dos clientes que vierem para o shopping de ônibus?
Os clientes vindos da região norte da cidade terão um novo ponto de ônibus implantado em uma pista marginal, fora da via expressa, e uma passarela para a travessia segura da Av. Santos Dumont. Com a implantação da nova passarela, o semáforo sentido Salvador será retirado, liberando o fluxo veicular neste sentido. Os clientes vindos de Salvador, Itinga, e do Centro, terão um novo ponto implantado junto à Av. Beira Rio, deixando a Av Santos Dumont livre para o tráfego de passagem. Junto a Av. Luiz Tarquínio, após a duplicação, haverá novas baias de ônibus, também liberando o tráfego de passagem.
Quem passa atualmente pela frente do empreendimento, não percebe que o shopping esteja investindo em mobilidade.
Como informado anteriormenre, não haverá acesso ao shopping pelas avenidas principais, ou seja, não haverá acesso para o shopping pela Av Santos Dumont, nem pela Av. Luiz Tarquínio.
Para acessar o shopping, os veículos vindos do litoral norte devem pegar uma nova alça junto ao canteiro central, atravessar a pista oposta, semaforiada, e entrar no estacionamento, pelo acesso junto à nova via lateral ao shopping. Estas cancelas darão acesso ao deck park e ao bolsão frontal. Este caminho da acesso também ao CALF, à UNIME, e também à Av. Luiz Tarquínio, sem a necessidade de passar pela Av. Brigadeiro Costa Matos, atualmente estreita e com diversas lombadas.
Para os veículos vindos de Salvador, a nova sinalização vai direcionar os condutores para a nova ponte, em fase de implantação, e para a via lateral, esta dará acesso a outra nova via, com três acessos distintos ao shopping, e às docas, assim como ao Centro e a UNIME.
Veículos originados na Av . Luiz Tarquínio, devem acessar uma destas novas vias e acessar o shopping pelas cancelas existentes.
O shopping vai disponibilizar, em seu site, esquemas de circulação com a localização das entradas e o percurso de cada região com direção ao shopping. No site será possível verificar também todas as intervenções viárias implantadas pelo shopping, nas imediações de seus acessos.
A inauguração do shopping vai atrapalhar o trânsito na cidade?
Veja bem, todo novo empreendimento atrai viagens, então desta forma o viário de acesso será mais exigido, Foram realizadas diversas simulações, inclusive sobrecarregando o volume que o shopping vai efetivamente atrair e o viário de acesso planejado e em fase de implantação aguentou os volumes atraídos estimados.
Na inauguração, será realizado uma grande operação de trânsito, com a colaboração da SETTOP, e da Polícia Militar, além da utilização de monitores de trânsito em diversos pontos do viário de acesso, a fim de controlar, informar e mitigar os possíveis problemas.
As cancelas de entrada serão abertas para não causarem nenhum tipo de retenção no trânsito, e haverá também um monitoramento assistido, realizado pela SETTOP, a fim de informar a necessidade de qualquer ajuste necessário, tanto nos acessos como na sinalização.
Como em qualquer grande equipamento deste tipo, haverá um tempo de acomodação do trânsito, lembrando que o novo sistema viário de acesso ao shopping também servirá para a comunidade acessar regiões da cidade que não possuem vias de acesso hoje.
VM