Com tema ‘O Olhar Feminino Sobre a Consciência Negra’, as atividades culturais acontecem aos sábados, no CEPAIA-UNEB.
Gratuita e aberta ao público, acontece até o dia 30 de novembro a mostra ‘O Olhar Feminino Sobre a Consciência Negra’. A exposição, localizada no CEPAIA – UNEB, Largo do Carmo, 4, Santo Antônio Além do Carmo, tem visitação de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 19h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Além da exibição das artes, o espaço abrigará atividades culturais e artísticas aos sábados, das 14h às 18h.
Com obras produzidas por 15 artistas brasileiras, em diversos gêneros, como pintura a óleo sobre tela, mosaico, aquarela, escultura em cerâmica, fotografia, bordado, técnica mista, fototipia e acrílico sobre tela, a exposição contará também com programação de atividades nos sábados (12, 19 e 26) de novembro, trazendo lançamento de livros, palestras, saraus, oficinas, performances e exibição de videodocumentários.
Com curadoria de Luzimar Azevedo e Adinelson Filho, Luzimar destaca que o projeto busca elevar a mulher dentro deste espaço de discussões acerca das características e necessidades do povo negro. “Essa é uma ação de um grupo de mulheres, artistas visuais, que pretende mostrar, através das artes, o olhar feminino sobre a consciência negra, e o lugar que a mulher ocupa na potência negra”.
Confira agenda completa das atividades culturais:
12 de novembro
Tema – Sarau Geopoético
Mediação – Grupo de Pesquisa Geopoética, Cátedra Fidelino de Figueredo – UNEB
Descrição – Poesia, música e performance. A Geopoética «visa superar a fragmentação e a dualidade do conhecimento através da poesia, do pensamento e da ciência no sentido de resgatar a visão de mundo integrada e significativa onde o ser humano e as “coisas do mundo” compõem uma unidade» (Keneth White, 1989).
Com participação de: Lirandina Gomes, Maria Luedy, Gonesa Gonçalves, Peri Ruda, Tessa Pisconti, Rebeca Pereira, Lorenna Cardoso, Jacarandá, Rita Capotira, Cristina Laffer.
Horário – 14 às 18h.
19 de novembro
Tema – Reflexões e resistências ao racismo cultural: um debate sobre o aprisionamento racial, com os professores doutores Cláudia Vaz, Gustavo Costa e José Menezes
Mediação – José Menezes (Doutor em Filosofia pela Unicamp, pós-doutor em Direitos Humanos pelas Lateranensi/Roma e Salamanca. Pesquisador e docente da Unifacs e líder do GP/CNPq “Políticas e Epistemes da Cidadania”).
Descrição: Lançamento do documentário “Murmúrio do Cárcere”.
Mesa redonda sobre “Direitos Humanos e Cárcere” com os pesquisadores da UNEB e UNIFACS.
Participações Especiais – Professora Dra. Esther Quinteiro – Universidad de Salamanca e Sr. Germano Cruz – artista.
Horário – 14 às 17h.
26 de novembro
Palestra, oficina de cores e lançamento de livro
Mediação – Adinelson de Souza Filho – Olùkọ́ Àkànbí Ọdẹ (Professor de Língua Literatura e Cultura Yorùbá e artista plástico).
Descrição – Dúdú bí aró, rẹ̀ rẹ̀ bí osùn. As cores na Filosofia yorubá e sua relação social.
Lançamento da obra “O Livro Vermelho de Xangô”, do escritor e poeta Fernando Coelho (Jornalista, escritor e poeta tem 12 livros publicados, 11 de poemas e Salvador – Guia de Cheiros, Caminhos e Mistérios, roteiro da cidade de Salvador prefaciado por Jorge Amado, 4 edições esgotadas há 27 anos).
Horário – 14 às 17h.
Diversas
Novembro Negro: exposição gratuita no Centro Histórico promove atividades culturais sobre a consciência negra
- by Guilherme Oliveira
- 17 de novembro de 2022
- 0 Comments
- 2 minutes read
- 2 anos ago

Leave feedback about this
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.