Definida pelas urnas no domingo (15), a composição da 19ª legislatura (2021-24) terá representantes de 22 legendas diferentes. O Democratas, do prefeito eleito Bruno Reis, fez sete cadeiras e é o partido com mais vereadores: Alexandre Aleluia, Catia Rodrigues,Claudio Tinoco, Duda Sanches, Kiki Bispo, Marcelle Moraes e Paulo Magalhães Júnior.
No bloco oposicionista, o PT vai ocupar quatro cadeiras: Luiz Carlos Suica, Maria Marighella, Marta Rodrigues e Tiago Ferreira. Também integrante da chapa que apoiou a prefeituravel Major Denice, o PSB permanece com Sílvio Humberto.
A surpresa, considerando o fato de não ter tido candidato a prefeito, foi o Patriotas, que elegeu Daniel Rios, Roberta Caires e Sandro Bahiense. O PSDB, do grupo do prefeito eleito, também terá três membros: Cris Correa, Daniel Alves e Teo Senna. O mesmo tamanho e posicionamento na Casa terá o Republicanos, com Ireuda Silva e Luiz Carlos – vereador mais votado este ano – e Júlio Santos.
Dois integrantes
Muitas das siglas na CMS terão dois vereadores na próxima legislatura. O PDT reelegeu Carballal e fez Anderson Ninho; o PTB – que teve problemas para concorrer devido a conflitos entre os diretórios nacional e estadual – seguirá com Carlos Muniz e terá ainda Dr. José Antônio.
Presidente da Câmara, Geraldo Júnior (MDB) foi reeleito e continuará tendo ao seu lado na legenda Maurício Trindade. O PL também terá duas vagas, ao reconduzir Isnard Araújo e fazer também o ex-deputado Irmão Lázaro.
Tendo à frente a candidata a prefeita Olívia Santana, o PCdoB conquistou duas vagas, para Augusto Vasconcelos, e Hélio Ferreira. Já o companheiro de chapa PP não fez nenhum vereador. O Avante do prefeiturável Pastor Sargento Isidório estará representado pela vereadora Débora Santana. O PSD, aliado de Isidório na disputa pela prefeitura, manteve como vereador o ex-prefeito Edvaldo Brito.
O Podemos, que teve o deputado federal Bacelar concorrendo na majoritária, estará na CMS com o estreante Emerson Penalva e o veterano Sidninho. Como o bolsonarista Cezar Leite disputou a prefeitura, o PRTB acabou de fora da próxima legislatura. Partido com o qual o presidente Jair Bolsonaro se elegeu presidente e depois brigou, o PSL entra na Casa com George O Gordinho da Favela.
Mandato coletivo
Outros partidos que conseguiram apenas uma cadeira reúnem nomes experientes na Casa e novidades. O PV contará com o ex-titular da Secretaria de Cidade Sustentável (Secis), André Fraga, o Cidadania reelegeu Joceval Rodrigues, e o Solidariedade terá como membro Fábio Souza. DC reelegeu Sabá, enquanto os estreantes Marcelo Maia e Ricardo Almeida representam PMN e PSC .
O PSol, do candidato a prefeito Hilton Coelho, terá na vereadora Laina Pretas por Salvador, uma proposta de mandato coletivo, composto por Laina Crisóstomo, além de Cleide Coutinho e Gleide Davis.