Fui até o estado de Alagoas, no município Coruripe, conhecer de perto o excelente trabalho desenvolvido pela Cooperativa Pindorama.
Os associados definiram um conceito que é a essência do que pensamos: “Ninguém é forte sozinho”.
Não é de hoje que a Pindorama começou a sua história de sucesso.
Eles já trilharam uma longa estrada desde a sua fundação em 1956. Os Agricultores Familiares executaram o modelo perfeito de reforma agrária. Com uma área de 30 mil hectares – onde moram 32 mil pessoas, entre funcionários, familiares e cooperados. São 1,1 mil associados, que geram 1,8 mil postos de trabalho no campo, 200 empregos na indústria – processadora de frutas, derivados de coco e de leite – e 100 na usina de açúcar e álcool.
A cooperativa é uma excelente proposta de solução para o produtor rural nordestino. Estão provando que é possível explorar um segmento que era tido como viável apenas para o agronegócio, como a cana de açúcar. Estão produzindo condições para que a agricultura familiar também dispute mercado neste setor. Assim como outros estados, reproduzem as boas práticas implantadas na Bahia. Nós também fazemos questão de poder compartilhar experiências exitosas no meio rural e do cooperativismo.
O objetivo desse encontro é poder viabilizar a implantação da cooperativa alagoana na região do São Francisco, aqui na Bahia. Esse é o Nordeste que trabalha unido. Onde somamos força para levar desenvolvimento e dignidade para os baianos e nordestinos.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Leave feedback about this
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.