O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Salvador, Niltinho (PP), afirma que é necessário acabar com a “indústria das multas” na cidade. Segundo o parlamentar, “não é por essa linha que vamos conscientizar as pessoas. A vida já está tão difícil, com tantas contas para pagar: luz, telefone e IPTU, que diga-se de passagem é caríssimo em Salvador”, frisou.
O deputado acredita que a gestão municipal deve investir em campanhas educativas. “Temos que investir neste sentido, educando as crianças nas escolas, para que desde cedo já entendam sobre a necessidade de ter consciência de trânsito”, disse Niltinho.
Com relação às multas, dados do Sistema de Infrações e Penalidades (Transalvador) revelam que ocorreu um total de 254.560 notificações por infrações de trânsito no primeiro semestre de 2019. E, segundo o grau de reincidência, 70.12% (87.988) receberam apenas uma notificação, 18.53% (23.246) possuíram duas, 6.16% (7.732) receberam três avisos e 5.19% (6.511) tiveram quatro ou mais.
“Não sou contra as blitz, elas são benéficas e importantes. A Lei Seca mesmo é muito importante. Mas sou contra a sanha arrecadatória, pois a classe média já sofre muito com a crise”, afirmou o deputado.
—