MINHA SOLIDARIEDADE À VEREADORA LUCIANA TAVARES QUE ESTÁ SOFRENDO AGRESSÕES MISÓGINAS, MACHISTAS E OFENSIVAS À SUA HONRA POR CONTA DO APROVEITAMENTO POLITIQUEIRO DE UMA IMAGEM, QUE NUM INCIDENTE COM O APARELHO CELULAR, FOI TRANSMITIDA PARA UMA TELA DE UMA SESSÃO VIRTUAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS.
A REFERIDA VEREADORA APÓS SUA FALA ENCERROU SUA PARTICIPAÇÃO NA SESSÃO E PENSANDO TER DESLIGADO O APARELHO CELULAR, O MESMO VOLTOU PARA A POSIÇÃO “FILMAR” E A MESMA NÃO PERCEBEU, AO QUE VÁRIAS IMAGENS, ALGUMAS ÍNTIMAS, APARECERAM NA TELA DA SESSÃO, QUE FOI ENCERRADA IMEDIATAMENTE, SEGUNDO INFORMAÇÕES DA CÂMARA, PARA APURAÇÃO DOS FATOS E PORQUE TAMBÉM NÃO HAVIAM PEDIDOS DE URGÊNCIAS E PROJETOS DE LEI PARA VOTAÇÃO NA PAUTA DO DIA, PORTANTO, SEM MAIORES PREJUÍZOS AO BOM ANDAMENTO DA CASA LEGISLATIVA, QUE REMARCOU DATA PARA NOVA SESSÃO.
COMO A CÂMARA APAGOU TAL IMAGEM, SUPÕE-SE QUE ALGUÉM DE MÁ FÉ TERIA GRAVADO E REPERCUTIDO NAS REDES SOCIAS, SEM O MENOR RESPEITO À MULHER E À PRÓPRIA CÂMARA.
O HISTÓRICO DA VEREADORA LUCIANA TAVARES DE UMA MULHER DE LUTA, MÃE DEDICADA, ESPOSA COMPANHEIRA E VEREADORA AGUERRIDA NÃO DEIXA DÚVIDAS DE QUE O INCIDENTE FOI INVOLUNTÁRIO, O QUE JÁ FOI ESCLARECIDO PELA MESMA, JUNTAMENTE COM O PEDIDO DE DESCULPAS AOS COLEGAS, VEREADORES E VEREADORAS E AO POVO DA NOSSA CIDADE.
QUEM SE UTILIZOU PARA FAZER POLITICAGEM DESSA IMAGEM DEVERIA SE ENVERGONHAR DESSA ATITUDE CRUEL DE ATACAR A HONRA DE UMA MULHER NO QUE MAIS LHE É SENSÍVEL: A EXPOSIÇÃO DE SUA INTIMIDADE, O QUE TEM SERVIDO PARA COMENTÁRIOS MEDÍOCRES E DESRESPEITOSOS.
NESSA ERA DIGITAL, TODOS ESTAMOS SUJEITOS A INVASÃO DE PRIVACIDADE OU EXPLORAÇÃO MISÓGINA, MACHISTA, PRECONCEITUOSA, ETC.
PRECISAMOS BUSCAR PUNIR OS RESPONSÁVEIS PARA EVITAR QUE CONSEQUÊNCIAS MAIS GRAVES ACONTEÇAM.
O “ RESPEITO “ TEM QUE ESTAR ACIMA DO DESEJO INSANO DE SAIR REPERCUTINDO OU REPETINDO IMAGENS, FALAS OU AÇÕES SEM CHECAR A ORIGEM E O CONTEXTO REAL DAS COISAS E SEM MENSURAR OS PREJUÍZOS MATERIAIS, MORAIS E PSICOLÓGICOS.
AS REDES SOCIAIS PODERIAM SER MELHOR UTILIZADAS PARA INFORMAR AS PESSOAS PARA O BEM, EVITANDO AS FAKENEWS, AS CALÚNIAS, AS DIFAMAÇÕES, O APROVEITAMENTO EQUIVOCADO E O ÓDIO TÃO PRESENTES NOS ÚLTIMOS TEMPOS.
QUE ESTE EPISÓDIO COM A VEREADORA LUCIANA TENHA SERVIDO PARA NOS ALERTAR DOS RISCOS DA TECNOLOGIA E TAMBÉM PARA BUSCARMOS EXIGIR MAIS DAS AUTORIDADES, POLICIAIS E JURÍDICAS, AS PUNIÇÕES DOS RESPONSÁVEIS POR TAIS CRIMES.
MOEMA GRAMACHO