O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa neste domingo (27) da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Lula chegou ao país africano por volta das 6h da manhã.
A visita a São Tomé e Príncipe marca o fim de uma semana inteira em que Lula teve compromissos oficiais no continente africano (veja mais abaixo). Ele viaja de volta a Brasília ainda no domingo.
Em seu discurso, na abertura do evento, Lula abordou temas como sustentabilidade, fome e futuro do trabalho. O presidente também reforçou a importância da união entre os países que compõem a CPLP.
“A maioria dos países da CPLP possui uma população jovem. Para que eles tenham esperanças de um futuro melhor, a sustentabilidade tem de ser promovida, desde agora, nas suas três dimensões: a social, a econômica e a ambiental. Sem alimentação adequada não há perspectiva de uma vida digna. Na CPLP, podemos nos orgulhar do nosso trabalho conjunto na promoção da segurança alimentar e nutricional”, afirmou.
O presidente também reforçou sua intenção de reaproximar o Brasil dos países do continente africano.
A CPLP é formada por: Angola; Brasil; Cabo Verde; Guiné-Bissau; Guiné Equatorial; Moçambique; Portugal; São Tomé e Príncipe; Timor Leste