A moeda social Mumbuca, com dez anos de circulação no município de Maricá, Rio de Janeiro foi apresentada na manhã desta segunda-feira (23), aos gestores da Prefeitura de Lauro de Freitas. O foco principal da reunião, realizada no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), é trazer a experiência exitosa de suporte econômico à população que mais precisa e se tornou um mecanismo de transformação social para o município.
A prefeita Moema Gramacho, explica que a gestão tem estudado há algum tempo projetos com esse intuito para serem implementados no município. “Este é um mecanismo que amplia a geração de emprego e renda e fortalece o desenvolvimento da economia local, aumentando a capacidade de circulação de mercadoria e arrecadação do município. Por tanto para nós é muito importante receber essas pessoas que vieram espontaneamente nos ajudar, demonstrando a experiência de sucesso para que já possamos iniciar a luz da experiência que eles já vivenciaram”, disse.
Na avaliação de Uilson Souza, secretário Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), este é um novo momento que Lauro de Freitas vai experienciar. “O município sai a frente na Bahia nesta organização. Nós colocamos esse debate em pauta já há algum tempo e estávamos em busca de melhores condições e o melhor momento para apresentar esse programa para Lauro de Freitas. Conseguiremos com o apoio o Mumbuca acelerar esse processo”, destaca.
De acordo com Uilson a expectativa é de haja fortalecimento e giro da moeda no município. “Esse programa também fortalecerá o comércio local com recursos gerados pela política pública municipal. A vinda do Mumbuca engrandece e reforça essa construção que estamos fazendo. Essa é a principal experiência do Brasil de banco municipal e com certeza vai dar um outro patamar a experiência que estamos vivendo”, completou.
Texto – Giovanna Reyner
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas