Pela segunda vez, Lauro de Freitas se destacou no Ranking Connected Smart Cities da consultoria Urban Systems. Desta vez, o município está entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil no setor de Meio Ambiente. Com a nota geral de 4,659, Lauro de Freitas ocupa a posição 79º do recorte. O resultado foi publicado pela consultoria nesta segunda-feira (04).
A 9ª edição do Ranking Connected Smart Cities é composta por 11 setores, que consideraram indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. No recorte de Meio Ambiente foram avaliados 14 indicadores, sendo oito concebidos para o próprio eixo de meio ambiente, três para o eixo de energia e três para o eixo de mobilidade e acessibilidade.
Os indicadores utilizados no setor de Meio Ambiente são: atendimento urbano de água, de perdas na distribuição de água, de esgoto, de tratamento de esgoto, recuperação de materiais recicláveis, cobertura de coleta de resíduos sólidos, monitoramento de área de riscos e de resíduos plásticos recuperados; idade média da frota de veículos, de modais de transporte (massa) e de veículos de baixa emissão; potências outorgadas de energia UFV, de energia eólica e de biomassa.
O estudo do ranking priorizou indicadores de infraestrutura e acesso a serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e recuperação de resíduos sólidos. Vale ressaltar que em 2020, o Governo da Bahia ampliou o Sistema de Abastecimento de Água R23 da Embasa, situado no bairro do Caji, em Lauro de Freitas, o que garantiu o serviço para os próximos 30 anos no município.
Atualmente, Lauro de Freitas passa por obras do Sistema de Esgotamento Sanitário. A intervenção abrange um conjunto de ações que impactam diretamente na preservação do meio ambiente, na saúde pública com a redução de doenças e na melhoria da qualidade de vida. As obras, que beneficiam inicialmente 80% da população, estão sendo executadas pela Embasa, em parceria com a Prefeitura Municipal.
Outra métrica utilizada no estudo da Urban Systems é a do monitoramento de áreas de risco do CEMADEN. Em Lauro de Freitas, a Defesa Civil Municipal realiza o mapeamento de pontos críticos. Com o acompanhamento do CEMADEN, o município ainda conta com seis pluviômetros automáticos que auxiliam na prevenção de desastres meteorológicos, além de uma estação hidrológica que monitora o nível do Rio Ipitanga.