
Justiça e Diretos Humanos (SJDH)
Felipe Freitas, natural de Feira de Santana (BA)
Doutor e mestre em Direito pela Universidade de Brasília e pesquisador na área de direito, violência e política, Felipe Freitas é professor colaborador do mestrado profissional em segurança pública da Universidade Federal da Bahia (PROGESP UFBA) e professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
No Governo do Estado, entre 2010 e 2011, Felipe Freitas atuou como assessor técnico na área de igualdade racial e políticas públicas de juventude. Formado em direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ele também acumula experiências na esfera federal, onde foi coordenador nacional do Plano de Prevenção à Violência contra Juventude Negra do Governo Federal (2012 – 2014), Secretário Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (2015 – 2016), e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados no mandato do deputado federal Luiz Alberto (PT/BA).
Como consultor, atuou na Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (2010), Fundo de Populações das Nações Unidas (2015), Rede Justiça Criminal (2016) e junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2016). Em parceria com a Escola Nacional de Serviços Penais foi o responsável pela elaboração da Matriz Nacional de Formação dos Servidores(as) Penais (2017). Entre 2019 e 2020 trabalhou junto ao Centro de Formação Jurídica e Judiciária do Governo de Moçambique elaborando diretrizes para o ensino de magistrados nas áreas de penas alternativas à pena de prisão. Desde 2020 atua na área de pesquisa do Observatório Direitos Humanos, Crise e Covid-19 que reúne dezenas de organizações da sociedade civil brasileira.
Leave feedback about this
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.