A final dos Jogos Interescolares de Lauro de Freitas 2024, no Ginásio de Esportes da cidade, no Centro, reuniu 520 alunos de 15 escolas, na manhã desta sexta-feira (14). Com competições, em duas modalidades, Futsal e Ginástica Rítmica, o evento atraiu um grande público ao local.
“Para a gente esse é um momento muito importante, um momento de lazer e parceria, principalmente para as crianças, pois a educação e esportes andam juntos. É um momento muito gratificante”, destacou Ângela Bispo, coordenadora de esportes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
O evento organizado pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio SEMED, celebra o esporte, mas também a inclusão e a diversidade. Segundo a professora, Ana Cleide, foi uma oportunidade para valorizar a singularidade dos participantes “Um ponto muito positivo aqui é a inclusão de todas as formas. Aqui temos alunos com comorbidades, PCDs e todos podem participar”.
Um exemplo dessa inclusão, foi Marcos Ian, de 10 anos, aluno com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), que competiu nos jogos de futsal, representando a diversidade e o espírito inclusivo do evento. “Eu sou atacante, treinei em casa e na escola para fazer muito gol hoje”, falou o menino entusiasmado.
Jussara Brito, mãe da aluna Júlia de 8 anos, competidora na ginástica rítmica, falou sobre a expectativa da menina para a apresentação. “Nem dormiu direito, acordou hoje 5h30, pois ela estava na expectativa para se maquiar, se arrumar e ajudar as amigas”. A mãe da menina ainda abordou a oportunidade de crescimento do evento. É um momento muito gratificante, onde ela pode trabalhar em grupo e saber que competição tanto você pode ganhar, quanto perder. É um aprendizado.”
Os Jogos contaram com a presença da árbitra internacional, Telma Aires, que explicou como acontece a avaliação durante as apresentações “Nós vamos avaliar a desenvoltura das crianças, de forma processual, afinal é uma iniciação”.
Veja mais fotos dos jogos Interescolares AQUI