A produção de veículos nas montadoras brasileiras subiu 10,7% em maio, em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com o mês anterior, a melhora foi mais intensa (27,4%), de acordo com balanço anunciado nesta terça-feira (6) pela Associação Nacional de Fabricação de Veículos Automotores (Anfavea). Foram montadas 227,9 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
Após o resultado de maio, o acumulado do ano (942,8 mil veículos) passou para um resultado positivo – alta de 6,2%. Entretanto, a comercialização fechou em apenas 176,5 mil veículos, queda de 5,6% abaixo do cenário de um ano atrás. A Anfavea informou que houve queda de 3,7% das exportações, também no comparativo com o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, as vendas ao exterior diminuíram 4,2%, somando 190,6 mil unidades.
A variação na fabricação está relacionada ao anúncio do governo federal de incentivos para a comercialização de novos carros. A proposta foi anunciada no Dia da Indústria (25 de maio) e confirmada na segunda-feira (5), com descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Nesta terça, algumas montadoras baixaram os valores cobrados pelas fábricas.