O Hospital Municipal Dia Jorge Novis realizou, na manhã deste domingo (20), quinze cirurgias de catarata. Os pacientes operados já haviam passado por triagem para avaliar a necessidade do procedimento durante a última edição do Prefeitura Em Ação, realizada em setembro no Residencial Dona Lindu, Itinga.
As cirurgias marcam o início de um novo tempo para o Jorge Novis, que a partir de agora começa a disponibilizar este procedimento na rotina da unidade. A gestão atual reabriu, em julho de 2017, o equipamento que tinha sido fechado pela gestão anterior. Em abril de 2019 foi reimplantado o ambulatório de oftalmologia.
O acesso de pacientes para realização da cirurgia de catarata é feito através da Central Municipal de Regulação, ou em ações onde é feita a triagem para identificação da necessidade do procedimento. Uma vez identificada a necessidade, o paciente é encaminhado para cirurgia no Jorge Novis.
O secretário de saúde do município, Vidigal Cafezeiro, considerou o início da realização deste novo procedimento mais um divisor de águas na história do hospital. Enfatizou que isso é fruto da sensibilidade da gestão municipal com a ampliação dos serviços de saúde oferecidos em Lauro de Freitas, que tem como característica principal o atendimento humanizado à população.
Rogério Medrado, diretor médico do Hospital Jorge Novis também ressaltou o compromisso da gestão municipal com o aprimoramento do atendimento em saúde no município, dotando a unidade de condições para se manter como referência em equipamento municipal. Atualmente o HMJN disponibiliza à população várias especialidades e um ambulatório da dor voltado ao tratamento de dores crônicas pelo SUS, único da Região Metropolitana.
Saiba mais sobre a catarata
A catarata é a opacificação do cristalino, que é a lente natural dos olhos. O aparecimento da catarata torna esta lente opaca, impedindo a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho. O único tratamento eficaz para a correção do problema é a cirurgia. No Brasil, 350 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença, no entanto, a perda da visão é reversível com a cirurgia.
Jornalista Rodrigo Castro
Fotos: Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
20/10/19
Leave feedback about this
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.