Em nome da equipe SDR, externo toda a minha gratidão aos construtores da 10ª edição da Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Há uma semana, celebramos um momento magnífico entre os diversos órgãos do Estado, cooperativas, associações, mídia, povos tradicionais, empresários, estudantes, artistas e os agricultores familiares.
A melhor forma de medir o sucesso de um evento é o próprio respaldo do público.
Na 10ª Feira, vimos o encantamento das pessoas com toda estrutura pensada para gerar a melhor experiência possível do rural baiano.
Pudemos ver nos olhos de cada agricultor familiar o olhar de realização e orgulho de poder participar de uma feira tão marcante no calendário nacional da agricultura familiar.
Reunimos 400 associações e cooperativas, que tiveram oportunidade de comercializar cerca de três mil produtos dos 27 Territórios de Identidade, em armazéns e nas praças gastronômicas, de artesanatos, quilombolas e indígenas. Levamos música de qualidade para animar e celebrar os 10 anos da Feira Baiana.
Tivemos ações inovadoras e revolucionárias, como a criação do novo Selo da Agricultura Familiar e a adesão da Bahia à Década das Nações Unidas da Agricultura Familiar. Concedemos títulos de terra às comunidades remanescentes de Quilombolas, homenageamos os expoentes da agricultura familiar, dentre outras.
Acredito que cumprimos o propósito de marcar esses dez anos de feira para que possamos dar um salto de qualidade nos produtos da agricultura familiar.
A feira permitiu que os soteropolitanos pudessem ver os alimentos de qualidade produzidos.
Agora vamos continuar trabalhando na renda e produtividade da agricultura familiar para que a gente consiga uma profissionalização do segmento.
Vamos trabalhar firmes para que a Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária evolua ano após ano. Mais do que líderes nacionais, queremos ser exemplo para o mundo.
Temos uma oportunidade única de colocarmos a agricultura familiar entre as prioridades na construção desta nova forma de se relacionar com o consumo consciente, sustentável e que prioriza produtos e alimentos produzidos pequenos agricultores, cooperativas e associações.
Acreditamos que o sucesso da Agricultura Familiar é uma vitória da humanidade.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!