O projeto de lei de autoria do companheiro e deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) – e coautoria de vários outros parlamentares da bancada do PT – conquistou o direito ao vale-gás, que garante desconto de, no mínimo, 50% na compra a cada dois meses do botijão de gás para famílias de baixa renda.
Quem tem direito a essa conquista? Famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único dos programas sociais do governo federal) com renda familiar mensal, per capita, menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 550). Também podem ter acesso ao vale-gás famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio que receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O desconto no gás para as famílias de baixa renda é uma medida emergencial que devolve às pessoas de baixa renda a dignidade de poder voltar a cozinhar sem colocar a própria vida em risco, já que muitas famílias voltaram a utilizar a lenha e até mesmo o álcool, o que acarretou numa série de acidentes domésticos por todo Brasil.
O PT defende a volta da política de preços justos pra o gás de cozinha e combustíveis. Para isto, precisamos derrotar Bolsonaro e devolver a autonomia da Petrobras que sempre trabalhou pra servir à nação. Já provamos que é possível termos preços justos e ao mesmo tempo uma estatal rentável que cresce e se desenvolve sem precisar extorquir os brasileiros pra beneficiar rentistas e especuladores.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!