O deputado federal João Leão (PP-BA) votou nesta quarta-feira (2), no Conselho de Ética, a favor da continuidade de um processo que foi aberto contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que pode terminar com a cassação da parlamentar. O relatório de Leão ainda precisa ser votado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
Mais cedo, o relator tinha pedido para adiar a leitura do parecer porque a deputada não estava na sala no início da sessão, mas depois a parlamentar compareceu. Hoje, Zambelli foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
O processo contra a deputada foi aberto depois de ela ter xingado o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) em uma reunião da Comissão de Segurança Pública destinada a ouvir o ministro da Justiça, Flávio Dino. Na ação, o PSB pede a perda do mandato da deputada. Zambelli declarou nesta quarta-feira (2) que a operação de busca e apreensão da Polícia Federal em seu gabinete “fere o regulamento da Câmara” e que o presidente da casa, Arthur Lira (PP), será comunicado e a ação da PF será questionada na Justiça