Depois do imbróglio entre Brasil e Colômbia, países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) decidiram, nesta terça-feira (4), realizar a cúpula da Amazônia em Belém (PA), na primeira quinzena de agosto deste ano. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
Segundo a coluna, o presidente colombiano, Gustavo Petro, vinha insistindo para que o evento ocorresse na Amazônia daquele país. Após negociação entre diplomatas brasileiros e colombianos, no entanto, ficou definido que a cúpula acontecerá em terras paraenses.
A reunião pretende discutir medidas em conjunto dos países da OTCA para preservação e desenvolvimento sustentável na floresta amazônica. Compõem o grupo, além de Brasil e Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Os países da OTCA pretendem ainda convidar o presidente da França, Emannuel Macron, a participar da cúpula. Como noticiou a coluna, Macron sinalizou ao presidente Lula em janeiro disposição em vir para o Brasil ainda em 2023.