Com o espetáculo de estreia “Sons e Cores da Bahia”, a Cia Municipal de Dança de Lauro de Freitas será lançada, neste sábado (20), às 19h, no Cine Teatro, localizado no Centro da cidade. Dirigido pelo diretor e coreógrafo Denys Silva, o espetáculo afro-brasileiro reúne elementos e símbolos que reforçam e afirmam a identidade étnico-racial. A entrada para apresentação da Cia é gratuita.
Com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir), a Cia foi idealizada por artistas de Lauro de Freitas e deliberada pelo Plano Municipal de Cultura, através do Projeto de Lei nº 1794, de 30 de novembro de 2018.
Segundo o coordenador executivo da Sepadhir, Ricardo Andrade, a Cia de Dança é uma proposta revolucionária. “Ela surge num cenário importante, como ferramenta de luta dos segmentos sociais mais vulnerabilizados. A Cia atuará como instrumento de garantia e defesa dos direitos humanos”, disse.
Quem for assistir ao espetáculo de estreia poderá acessar o legado africano no Brasil, materializado nas danças dos orixás, capoeira, maculelê, puxada de rede e samba de roda. As cores vibrantes dos figurinos e dos tecidos, que compõem o espetáculo, levará o público para viajar pelo universo mágico afrobrasileiro.
A Cia Municipal de Dança de Lauro de Freitas é composta por jovens negros de periferias do município. Sua constituição se consolida como suporte e alternativa às violências presentes no cotidiano das comunidades, e aponta para um futuro de perspectivas para a juventude negra.