O ato de lançamento do Comitê Estadual de Defesa da Democracia e do Direto de Lula ser Candidato, realizado na noite desta quarta-feira (10), no Teatro Jorge Amado, em Salvador, demonstrou força, união e organização da classe trabalhadora, militantes políticos, movimentos sociais e de diversos setores da sociedade, que entendem a urgência de uma grande mobilização e luta para a manutenção do processo democrático brasileiro. Presente no evento, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins esteve ao lado da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman.
Para Martins, um dos fundadores e militante histórico do partido, a candidatura de Lula é fundamental para a retomada da democracia brasileira, das políticas sociais e dos direitos dos trabalhadores. “Estamos lutando por um projeto político que representa uma melhor qualidade de vida para os brasileiros, sobretudo para os mais pobres. Essa é uma luta por igualdade, justiça e políticas sociais. Uma luta contra os desmontes cometidos por um governo ilegítimo e indesejado pela nação. A eleição sem Lula é fraude e uma condenação para o Brasil. Estamos unidos e ainda mais determinados a construir um país melhor”, disse ele.
Durante o lançamento, houve um importante debate sobre a conjuntura política atual, conservadorismo, retrocesso e desafios para as eleições de 2018. Destaque para a importância de um diálogo com a sociedade e da defesa da candidatura do presidente Lula. “Defender Lula é defender a justiça e a democracia. Impedir que Lula participe das eleições seria mais uma grave e radical afronta à democracia e à livre expressão da soberania popular”, concluiu Martins, convocando os baianos a entrarem nesta luta.