Motivados pela paixão por gastronomia, botequeiros se reúnem para conhecer novas histórias e compartilhar o amor pelos botecos
Tradição nas edições do Comida di Buteco, as caravanas formadas pelos fãs do concurso percorrem os bares participantes para conhecer não somente os pratos, mas também as histórias por trás de cada sabor. Com o lema ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso chega a sua 15ª edição em Salvador e conta com a participação de 39 estabelecimentos, 12 destes concorrem pela primeira vez.
Consolidado como fonte de geração de empregos, incentivo ao turismo e abrangência de grandes parceiros, o concurso completa 22 anos rodando e valorizando os botecos de todo Brasil. A competição gastronômica avalia diversos pontos, desde o atendimento até a temperatura da bebida.
O concurso, que já conquistou o coração dos soteropolitanos, segue fazendo novos fãs a cada ano e isso fica explícito no carinho e dedicação dos organizadores das caravanas de visitação aos botecos. Não se tem dados exatos sobre a quantidade de caravanas, mas a motivação é a mesma: compartilhar novas experiências e o amor pelas histórias transformadas em sabor.
Raiza Cardoso, organizadora de caravanas desde 2014, conta que a principal motivação é reunir pessoas diversas e suas paixões por boteco. Tudo começou em seu blog, quando falava sobre bares em geral, as visitas foram se popularizando, a rede de amigos interessados foi crescendo e as participações também. “Uma vez juntamos quatro carros de amigos e eu precisei organizar estacionamento, mesas e tudo mais, assim nasceu a primeira Caravana Butequeira”, relembra com entusiasmo.
As caravanas marcam também a valorização do boteco e a celebração das memórias que tecem as histórias por trás de cada prato. Para além de uma simples ida ao bar, as caravanas promovem o contato com os donos e donas, os detalhes de cada prato, as vivências e rotinas de cada lugar. “De tudo o maior diferencial é o contato e cuidado com a história do bar, conhecer o dono do bar e compartilhar a emoção deles em ver o crescimento do negócio através do concurso”, detalha Raiza.
Outro ponto interessante das visitações através das caravanas é que os próprios donos e donas dos estabelecimentos participantes se organizam para conhecer uns aos outros. Isso mesmo! O Comida di Buteco proporciona um contato direto entre os concorrentes e a intenção é a mesma: experimentar novos sabores e ampliar as conexões.
Ana Cristina Lisboa, proprietária do Crisana Bar, localizado em Canabrava, organiza caravanas junto a outros proprietários e conta que se organizam para visitar o máximo de botecos possíveis no dia. Além de consumirem os pratos, eles compartilham opiniões e votam no petisco como forma de incentivo. “Pra mim essa movimentação das caravanas ajuda a gente a se situar no concurso e perceber que o Comida di Buteco não é uma concorrência e sim uma força a mais para os bares e crescimento geral do comércio da cidade.”, explica.
A empresária conta ainda que as caravanas fortalecem a importância do concurso, principalmente para os botecos que participam pela primeira vez, as visitações organizadas por ela tem como foco a visitação dos novatos no concurso, para estabelecer novas conexões e compartilhar as experiências trazidas pelo concurso.
“O que a gente quer é que os botecos novatos sejam visitados, para que sintam a importância do concurso e também incentivar que eles participem cada vez mais. A ideia da caravana é abraçar quem está chegando! Principalmente este ano, com o tema “Buteco Vive” estamos celebrando os botecos que sobreviveram após o período intenso da pandemia”, detalha Ana.
A organização das visitas segue acontecendo, com participação de amigos, familiares e entre os donos dos botecos participantes. O foco é o mesmo: apoiar e fortalecer os pequenos empreendedores. Com isso, as caravanas refletem o impacto cultural e econômico que os empreendimentos familiares trazem para a cidade.
O concurso conta com a Apresentação da Piraquê; Banco oficial Santander Patrocínio da McCain e Seara; Patrocínio McCain, Seara, Heinz, Zero Cal, Engov After, Chandon, Get Net, Reserva 51, Apoio: Dickies, Santanense Workwear e Novotel. Promoção: Globo e Nova Brasil