Se depender do número de apoios, o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) parece sair na frente de ACM Neto (União Brasil) nesta primeira semana de campanha de segundo turno ao governo do estado. Desde a votação de domingo, 2, quando as urnas apontaram liderança do petista com 49,45% dos votos, contra 40,80% do oponente, contatos com políticos e partidos que estavam com o ex-prefeito de Salvador se intensificaram e muitos já trocaram de lado.
Nesta sexta-feira, 7, mais um prefeito do interior aderiu à campanha petista. Danilo de Babão (PSD), gestor de Muritiba, disse que “no dia 30, a gente vai bater o martelo desta vitória de Jerônimo”. Ele se junta à prefeita de Conceição do Jacuípe, Tânia Yoshida (PSD); aos prefeitos de Novo Horizonte, Djalma Anjos (PP); de Serrinha, Adriano Lima (PP); de Itaguaçu, Adãozinho (PSD); de Varzedo, Ari Bahia (PSC); além do ex-chefe do executivo municipal de Araci, Silva Neto (PDT) e o vice-prefeito de Eunápolis, Wanderson Barros (União Brasil).
O movimento de esvaziamento da base de ACM Neto também se dá entre parlamentares até então aliados, como David Rios, de mesmo partido do ex-prefeito de Salvador, que esta semana confirmou adesão ao petista.
Partidos políticos que também não caminharam com Jerônimo no primeiro turno já declaram apoio. É o caso do Patriota, PSC, Cidadania, Rede Sustentabilidade e PSOL, cujo candidato ao governo, Kleber Rosa, também seguiu o mesmo posicionamento.
Jerônimo Rodrigues venceu em 352 municípios no primeiro turno. Atualmente, a campanha petista calcula que boa parte dos gestores das outras 65 cidades baianas onde ele foi derrotado já está abandonando ACM Neto.
Além de buscar apoios de políticos e autoridades considerados importantes para ampliar a margem de votos, a estratégia da campanha é intensificar a agenda de Jerônimo no interior do estado.
“Estamos botando a campanha na rua, estamos indo a Juazeiro. Amanhã, vamos para Ilhéus e Itabuna, com uma agenda articulada. Ontem, teve evento com a militância em Salvador. É pé na estrada”, destaca.
“ACM Neto desmascarado”
Num segundo turno eleitoral, por vezes, as campanhas adotam ataques mais diretos aos adversários, o que pode levar a uma queda de qualidade das propagandas eleitorais. Questionada sobre isso, a campanha petista disse que não vai alterar o tom dos materiais e que o candidato do União Brasil vai “pagar caro”.
“Não adianta baixar o nível da campanha. Essa estratégia do pessoal do carlismo já foi por água abaixo. ACM Neto fez igual aqueles caras que vendem pirâmide. Chegou e disse para todo mundo que iria ficar rico, que iria ganhar a eleição e, de repente, veio o resultado e ele tomou um gol de placa. Os outros [aliados de Neto] ficaram de cabeça baixa. ACM Neto foi desmascarado pelo povo baiano”, concluiu Caetano.