As equipes da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir), foram para as ruas de Lauro de Freitas, nesta quarta-feira (21), promover mais uma ação de conscientização sobre os direitos dos indivíduos com limitações de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. As abordagens foram feitas nas sinaleiras dos principais pontos de circulação da cidade, levando orientações sobre as políticas de inclusão. A atividade faz parte da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, que começou na terça-feira (20) e segue até sexta (23).
Na oportunidade, os servidores falaram sobre a importância da inclusão, acessibilidade, respeito às vagas exclusivas e segurança no trânsito para as Pessoas com Deficiência (PCD). Também foram entregues materiais informativos, contendo dicas, informações e sinalizações voltadas para o público. O motociclista André Luís Bittencourt aproveitou o tempo de espera na sinaleira para receber algumas orientações. “Achei excelente essa iniciativa. É um alerta importante. Se cada um de nós fizer a nossa parte, teremos um convívio coletivo melhor. Temos que respeitar as pessoas com deficiência e as normas garantidas”, comentou.
A atividade também contou com a presença do departamento LGBT, com a entrega de kits prevenção para os motoristas, e dos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETTOP), auxiliando na mobilidade. O coordenador da Sepadhir, Franklin Silva, destaca que essa ação na rua leva muito mais do que informação, ela reforça a necessidade do respeito ao outro. “Muitas vezes, as pessoas sabem que as vagas são reservadas para as pessoas com deficiência mas, mesmo assim, não respeitam. Então decidimos ir para a rua, ter esse contato direto com a população, alertando todos sobre a importância da inclusão. Até o final da semana, faremos mais atividades de conscientização”, disse.