19 de janeiro de 2025
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Salvador

Balanço da Ouvidoria da Câmara de Salvador é divulgado

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador (CMS) divulgou na última quarta-feira (10) um balanço dos atendimentos realizados pelo órgão entre janeiro de 2021 e junho de 2024. Nesse período, a pasta, coordenada pelo vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), atendeu 1.848 demandas, além de realizar 76 reuniões ampliadas e 33 audiências públicas. O levantamento indica que, dos 1.848 casos registrados, 948 foram solucionados, sendo 138 apenas no primeiro semestre de 2024. Nos últimos seis meses, a Ouvidoria recebeu 347 manifestações diferentes da população.

Dados de 1º de janeiro a 30 de junho de 2024 apontam que os órgãos mais demandados foram a própria Câmara Municipal (CMS) com 106 casos (30%), seguida pela Secretaria Municipal da Educação (SMED) com 34 casos (9,7%). A insatisfação da população em relação à atuação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – Semob, também se destacou, com mais de 38 reclamações recebidas nos últimos dois anos.

Como Ouvidor-Geral, Augusto assegura que a Ouvidoria seguirá trabalhando por toda a cidade de Salvador, acompanhando cada detalhe para a construção de um canal de efetiva participação dos cidadãos. Foram dezenas de audiências públicas e reuniões por segmentos realizadas nos últimos anos. Somente no primeiro semestre de 2024, destacam-se a promoção do diálogo entre a sociedade civil e o poder público por meio da realização de três audiências públicas, que abordaram temas como acesso a medicamentos, educação no âmbito do ensino de jovens e adultos (EJA) e direito à moradia digna.

A Ouvidoria da Câmara recebe solicitações, sugestões, denúncias, pedidos de informação e elogios dos cidadãos. O atendimento é realizado de maneira on-line através do WhatsApp (71)99631-4499 ou pelo e-mail ouvidoriacms@cms.ba.gov.br .

Manifestações também podem ser enviadas por meio do site da Câmara cms.ba.gov.br (aba Fale Conosco). O processo inclui registro, encaminhamento às entidades competentes, acompanhamento e resposta das demandas recebidas.

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