O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse nesta sexta-feira (17) que as aulas presenciais na redes pública municipal e particular poderão ser retomadas a partir de setembro, provavelmente na última das três fases do plano de reabertura de atividades na capital. Ele afirmou ser remota a possibilidade de as escolas reabrirem no próximo mês.
“Eu só vou apresentar um protocolo para a educação depois que a segunda fase estiver ativada e testada. Não dá pra voltar as aulas sem antes que a primeira e a segunda fases estejam ativadas e abalizadas do ponto de vista dos seus impactos. Quando é que isso vai acontecer? Olha, pode ser que as aulas possam voltar até o começo de setembro. Quem sabe? Acho que a perspectiva de retomada das aulas em agosto é quase nula”, afirmou o prefeito.
“Não estou aqui dando um veredicto. Mas acho muito difícil voltarem as aulas em agosto. Mas é possível voltarem em setembro, porque a gente está olhando cada um desses momentos”, acrescentou.
As declarações foram dadas em uma coletiva à imprensa no hospital de campanha do Wet’n Wild, onde entregou 20 novos leitos de UTI (Unidade de terapia Intensiva) destinados a pacientes com Covid-19.
Na entrevista, ACM Neto projetou que a primeira fase de retomada das atividades econômicas na cidade poderá ocorrer a partir da próxima semana.
“Eu espero que a gente possa iniciar a primeira fase de atividades no final da próxima semana. Aí a gente vai começar a olhar o efeito dessa retomada, como é que as coisas estão acontecendo. Como é que isso impacta nos nossos índices, para, se tudo der certo, 14 dias depois, a gente ter condições de ativar a segunda fase”, estimou.
No planejamento estabelecido conjuntamente entre prefeitura e governo do Estado, a segunda fase de reabertura permitirá o funcionamento de academias, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes.
Já na 3ª e última fase, poderão reabrir parques de diversões e temáticos; teatros, cinemas e demais casas de espetáculos; clubes sociais, recreativos e esportivos; centros de eventos e de convenções.