Após os gafanhotos protagonizarem os pesadelos dos brasileiros, uma nova nuvem de insetos se formou: dessa vez, com formigas voadoras. A aglomeração dos bichos está próximo ao Reino Unido e, apesar de soar estranho, é um fenômeno comum.
O Met Office, canal de previsões meteorológicas da Inglaterra, anunciou a nuvem na última sexta (17/7). “Não está chovendo em Londres, Kent ou Sussex, mas nosso radar diz outra coisa… O radar está, na verdade, mostrando um enxame de formigas voadoras atravessando o sudoeste. Durante o verão, as formigas podem tomar o céu como uma massa de emergência, geralmente em dias quentes, úmidos e sem vento”, explica o órgão.
Segundo a CNN britânica, as formigas tornaram-se uma tradição de verão na Grã-Bretanha e muitas pessoas chamam o evento anual de Flying Ant Day, ou “dia das formigas voadoras”. O fenômeno ocorre quando as jovens formigas rainhas, seguidas pelos machos, deixam seus ninhos para procriar e iniciar novas colônias. Como elas esperam condições climáticas adequadas, acaba coincidindo de todas decidirem decolar no mesmo momento, de acordo com a Sociedade Real de Biologia (RSB).
O enxame ficou visível no radar por cerca de duas horas e, de acordo com os biológos, não causa nenhum problema: O RSB sugere ignorá-las até que voem por conta própria.