O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Lauro de Freitas zerou a fila de espera para tratamento endodôntico, também conhecido como canal. A boa notícia foi possível graças à aquisição de dois motores endodônticos que modernizaram o tratamento saindo do sistema manual para automatizado. No período de janeiro de 2022 a junho de 2023, mais de 460 pacientes tiveram o tratamento de canal concluído no equipamento.
Em busca do sorriso renovado, a cozinheira Jucilene Melo, buscou auxílio no CEO. Ela, que é moradora da Itinga e acompanhada pela Unidade de Saúde da Família (USF) Parque São Paulo, onde recebeu os encaminhamentos, não vê a hora de voltar a sorrir sem receio. “Eu fiquei muito tempo sentindo dores e deixando sempre esse tratamento para depois. Só agora pude me dedicar e cuidar de mim, creio que essa fase ficará para trás”, disse.
A dentista técnica do CEO, Eduarda Almeida, explica que a aquisição dos aparelhos foi um grande passo. “O resultado foi o avanço significativo para a saúde bucal em Lauro de Freitas. Os resultados positivos foram conquistados e com isso, nesse mês de julho de 2023, zeramos a lista de espera para tratamento de canal e consequentemente, o fim da demanda reprimida, que teve um aumento pós pandemia”, explicou.
De acordo com o especialista em endodontia, Tauan Miguez, a automatização do tratamento trouxe mais economia de tempo e qualidade do preparo dos canais, tornando o procedimento rápido, eficiente e muito seguro, minimizando a ocorrência de erros. “O canal salva o dente e isso influencia em tudo, inclusive dores nas articulações. As pessoas as vezes tem medo de fazer o tratamento, mas hoje em dia é rápido e a tecnologia isenta as dores. O importante é ter um sorriso saudável e bonito”, frisou.
Localizado na rua Novo Horizonte, na Itinga, o fluxograma de atendimento do CEO acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A unidade oferece tratamento para pacientes com deficiência, estomatologia, periodontia, odontopediatria, endodontia, prótese, cirurgia, ortodontia. “A nossa demanda é de pacientes encaminhados pelas USFs. Nos postos de saúde eles recebem os primeiros atendimentos e diagnósticos. Quando há necessidade de tratamento especializado, os pacientes são encaminhados para o CEO”, informa Eduarda.