Na manhã desta terça-feira (29), alunos do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), localizado no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, participaram da colheita de coentros na Horta Pedagógica da instituição. A atividade é resultado de uma parceria técnico-científica entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto Mancala.
Durante o projeto, os estudantes vivenciaram todo o processo de cultivo até a colheita das hortaliças, desenvolvendo habilidades práticas e um entendimento aprofundado sobre sustentabilidade. Para a coordenadora de Projetos Especiais para uma Cidade Educadora, Idaci Ferreira, a iniciativa não apenas proporciona um aprendizado prático, mas também fortalece o conceito de uma escola sustentável. “Esse projeto está alinhado ao que chamamos de ‘Escola Sustentável’. É muito importante compreender o conceito de gerar sustentabilidade no ambiente escolar, e o CAIC é um espaço importantíssimo para isso. Nossa ideia é que o projeto cresça e se desenvolva dentro desse conceito”, explicou Idaci.
O professor Jackson Alves, também envolvido no projeto, ressaltou a importância da integração entre o aprendizado teórico e a prática na horta. “É gratificante ver uma colheita como essa e saber que cada aluno leva um pouco para casa. Eles estão se sentindo parte do processo, e é isso que a escola precisa: uma experiência que vá além do ensinar e estudar. Essa horta nos permite trabalhar em sala de aula temas como alimentação saudável, fazendo um intercâmbio entre o conteúdo e a prática, o que tem sido muito positivo”, afirmou.
Letícia Oliveira, aluna do 5º ano, compartilhou sua experiência com entusiasmo. “Acho muito bom, não ficamos só na sala de aula; temos contato com a natureza. Além disso, estamos ajudando o meio ambiente e levando esse aprendizado para casa”, disse.
Sementes do Amanhã
Além da Horta Pedagógica, a SEMED, por meio do Núcleo de Educação Ambiental, está desenvolvendo o projeto “Sementes do Amanhã”, que terá continuidade com a distribuição de sementes para as famílias dos alunos. O professor Antônio Cláudio detalhou o processo. “Hoje os alunos fizeram a colheita na escola, o próximo passo é levar as sementes para casa. Os participantes terão suporte para o plantio por meio de um grupo em um aplicativo de mensagens, onde enviaremos um vídeo com o passo a passo de como realizar o plantio e a colheita em casa. Ao final, a família e o aluno trarão o resultado para a escola”, explicou.
A administradora Caroline Nogueira, mãe do aluno Diogo Nogueira, expressou sua satisfação com a iniciativa e destacou a importância da relação entre a família e a escola. “Quando recebi o convite, achei muito importante estar presente, afinal, cada momento na escola com seu filho é único. Esse projeto da horta é incrível, e com certeza vou participar da segunda etapa”, declarou Caroline