Na manhã desta terça-feira (19), os coordenadores e gestores da rede municipal de Lauro de Freitas tiveram mais um momento de qualificação e atualização profissional. A palestra conduzida pelo professor Luís Vicente Ferreira, doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), abordou o tema “Recuperação de Aprendizagem”, apontando as principais dificuldades encontradas após o período de pandemia e a necessidade de recomposição dos alunos. A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e realizada no auditório da UNIME.
A pandemia da Covid-19 agravou o cenário do aprendizado no Brasil. De acordo com o palestrante, 40% dos alunos estão voltando às atividades presenciais com dificuldades e 24% das crianças não conseguem concluir as habilidades mínimas. “A pandemia deixou um buraco que nós ainda não conseguimos superar. Estudos comprovam que durante o período de isolamento, os jovens aprenderam apenas metade do que seriam capazes. O corpo não é o mesmo. Por isso, trouxe dados importantes para que os gestores entendam que é necessário reabilitar as questões motoras novamente. Recompor é reordenar para o novo contexto”, ressaltou.
“Apesar de todos os esforços da SEMED, os estudantes foram muito afetados no contexto da pandemia. Por isso, é oportuno essa troca sobre recuperação da aprendizagem com um profissional com vasta experiência no tema”, frisou a secretária Vânia Galvão,.
Durante a palestra, também foram apresentados gráficos e dados comparativos, mostrando os prejuízos causados nesses dois anos de atividades à distância e sem interação social. O público presente ficou bastante satisfeito com as metodologias apresentadas e reflexões acerca do processo de recomposição dos alunos.
A gestora da Escola Municipal Paulo Malaquias de Melo, Cristiane Albert Fonseca, saiu encantada com a atividade. “Esse tipo de qualificação mexe muito com a gente, a partir do momento em que confronta o que já sabemos com as informações novas. Me causou um reboliço muito bom. Reforçou a ideia de que é importante recompor esse ser humano no espaço social, para depois recuperar os conteúdos. Estou muito feliz em participar, ampliou os meus conhecimentos”, comentou.