Profissionais da Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) participam, até esta quarta-feira (4) das oficinas, orientações, trabalhos em grupos, estudos dirigidos e dramatizações do Workshop para a implementação do PlanificaSUS. A capacitação, realizada na Unime, tem o objetivo de qualificar médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, gerentes e recepcionistas para melhor integração entre os serviços da atenção básica (AB) e a atenção especializada (AE), como propõe a planificação.
O secretário da Sesa, Vidigal Cafezeiro explica que o Planifica SUS é uma metodologia proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), orientada pela equipe técnica do Hospital Israelita Albert Einstein e profissionais da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Mais de 400 profissionais devem passar pelas quatro salas do Workshop sob o acompanhamento de seis tutores e dez facilitadores do quadro de profissionais da Atenção Básica do município.
“Essas oficinas tem como objetivo treinar os servidores de saúde para organizar melhor o processo de trabalho, voltado para a linha de cuidado ao paciente e, assim, poder ofertar um serviço do SUS com mais qualidade”, destacou Cafezeiro.
De acordo com o superintendente da Atenção Básica da Sesa, Hadson Namour, as capacitações para a implementação do PlanificaSUS iniciaram em julho e serão finalizadas em dezembro de 2020, com duração aproximada de 18 meses e será certificado pelo Hospital Albert Einstein.
“Esse processo de qualificação resultará na melhor organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS), tendo como foco de atuação as doenças cardiovasculares, principal causa de morbimortalidade no estado da Bahia”, disse ressaltando ainda que o Planifica SUS é um processo de educação permanente que envolverá oficinas teóricas e tutoriais, monitoramento e avaliação e identificação de indicadores, com vistas a remodelar gestões de saúde pública para que sejam mais eficientes e resolutivas à população.
Em Lauro de Freitas, seis Unidades de Saúde da Família estão como Unidades Laboratório onde a planificação será testada e após isso expandida a toda rede municipal. “O projeto de Planificação da Saúde possibilitará estabelecer um método de organização da rede a partir das ofertas da Atenção Básica, chegando à Média Complexidade. Esta metodologia possibilitará a padronização de processos de trabalho, estabelecimento de fluxos assistenciais e qualificação das ofertas assistenciais aos usuários do SUS”, explicou Namour.
Jornalista Giovanna Reyner
Foto Edgard Copque
ASCOM/PMLF
02/09/2019
Tel.: 3288 – 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br