UM POUCO DE HISTÓRIA: A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa. Ao escolher 1º de maio como Dia do Trabalho, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários dos Estados Unidos que no 1 de maio de 1886, fizeram uma greve na cidade de Chicago, para conquistar melhores condições de trabalho e redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas, houve confronto com policiais o que resultou em prisões e mortes de trabalhadores. A partir daí, a classe trabalhadora não parou mais de lutar por seus direitos.
OS DIAS DE HOJE: Infelizmente, enfrentamos tempos de retrocessos políticos e econômicos ocasionados pelo desgoverno inimigo da classe trabalhadora. Temos lutado contra os inúmeros ataques aos direitos dos trabalhadores. Tanto o fascista Jair Bolsonaro quanto parte do empresariado brasileiro, estão destruindo conquistas que levaram séculos para serem adquiridas.
PORQUE CONTINUAR LUTANDO: A nossa luta é permanente na proteção da classe trabalhadora. Mas temos consciência que para que os trabalhadores sejam respeitados, valorizados e tenham os seus direitos adquiridos é necessário derrotamos as forças do atraso que impedem qualquer avanço socioeconômico do povo brasileiro.
O COMPROMISSO DO PT: Neste dia tão importante para nós companheiros e companheiras, o PT reafirma o seu compromisso de ser o braço forte da classe trabalhadora. Juntos venceremos mais esta batalha e devolveremos a dignidade e sonho a nossa amada gente.
Viva os trabalhadores do mundo
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Se concorda, compartilhe!