O Vitória foi derrotado por 1 a 0 pelo Criciúma, na noite deste domingo (11), no Barradão, em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Leão desperdiça a chance de voltar a liderança e deixa a ponta da tabela após 10 rodadas.
Com o resultado, o Leão cai para a segunda posição e estaciona nos 25 pontos. O Criciúma chega ao G4 e passa a ter 23 pontos. Na próxima rodada o Leão enfrenta o Guarani, fora de casa, no dia 25 de junho
Os primeiros minutos de jogo no Barradão começaram movimentados entre as equipes. Apesar de ver um estádio tomado por vermelho e preto, o Criciúma não sentiu a pressão e tentava vencer os embates dentro de campo com uma marcação alta e forte, e teve mais a bola.
Por sua vez, o Vitória tentava sair da pressão em jogadas de velocidade e contra-ataques rápidos, mas o início de jogo foi de muitos erros de passe nas transições e faltas de opções claras para a troca de passes.
A pressão do adversário surtiu efeito. Na primeira finalização do jogo, aos 14 minutos, Marcelo Hermes apareceu com espaço pelo lado esquerdo e tocou para Fabinho, que procurou Ítalo. O meia finalizou, a bola explodiu na marcação e voltou nos pés de Fabinho, que chutou alto e não deu chances para a defesa do Leão. O visitante abria o placar.
Seguindo melhor na partida, aos 18 minutos Arilson recebeu bom passe pela esquerda, limpou a marcação já dentro da área e testou o chute, mas Lucas Arcanjo apareceu para fazer boa defesa e evitar o segundo gol do Tigre.
O Vitória só conseguiu uma boa escapa aos 25 minutos, quando Wellington Nem ligou Osvaldo pelo lado direito, que cruzou rasteiro e viu a bola passar com perigo por toda a pequena área, mas ninguém chegou para concluir para o gol. No rebote, Zeca finalizou de fora da área e mandou a bola perto da trave.
Foi um primeiro tempo que o Criciúma tentava suas maiores investidas nas costas da lateral direita do Vitória, e muitas vezes chegando com perigo com as jogadas em velocidade.
Nos minutos finais do primeiro tempo o Leão deu uma leve melhorada. Osvaldo e Wellington Nem tentavam guiar o time para as jogadas criativas, mas o erro no último passe e nas finalizações atrapalharam as investidas do rubro-negro.
Aos 48, uma última chance. Rodrigo Andrade recebeu na linha de fundo e cruzou na área. Lá, Wellington Nem apareceu livre para cabecear, mas mandou sem força e facilitou a defesa do goleiro Gustavo.
Vitória tentou, mas fez pouco
Na volta para a segunda etapa, Léo Condé promoveu duas mudanças logo de cara. Zeca deu lugar a Railan e Zé Hugo saiu para a entrada de Giovanni Augusto. No meio de campo, a troca já provocou uma alteração de postura do time do Vitória. O Leão passou a controlar mais a bola e passou a ter um pouco mais de tranquilidade na troca de passes.
O Criciúma baixou e compactou as linhas de marcação, e passou a esperar o Vitória no seu campo de defesa, à espera de conseguir espetadas em velocidade no contra-ataque. O Vitória tinha a bola mas seguiu falhando no último passe. Até os 25 minutos do segundo tempo, o Leão só havia conseguido uma única finalização a gol.
Os comandados de Léo Condé pareciam não receber a energia vinda das arquibancadas e a equipe passou a depositar suas tentativas de empate em um abafa, com bolas jogadas na área e tentativas do meio da rua. A subida da equipe deixou espaços na defesa e o Tigre tentava aproveitar essas brechas para fazer o segundo gol fora de casa.
E a história do jogo foi assim, o Vitória perdeu em casa e deixou escapar a chance de voltar à liderança do Campeonato Brasileiro da Série B.