O fortalecimento das ações da Defesa Civil em Lauro de Freitas é objeto de proposições dos vereadores Fausto Franco e Edilson Ferreira à prefeita Moema Gramacho. Franco apresentou um Requerimento, no dia 9, e Ferreira uma Indicação, no dia 17 deste mês. As duas matérias já foram aprovadas no Plenário da Câmara Municipal.
Franco propõe a criação do Fundo e do Conselho Municipal de Defesa Civil (Condoc). “O objetivo é discutir, propor, acompanhar e fiscalizar as ações da Política Municipal de Defesa Civil e acompanhar a execução dos recursos do Fundo”, diz o parlamentar, explicando o papel do Condoc.
O Fundo terá como objetivo captar, receber, gerenciar, investir e distribuir recursos financeiros visando prevenir, socorrer, assistir humanitariamente, reconstruir e restabelecer a normalidade social à população em situação de desastre, em tempo de normalidade, de emergência ou calamidade pública.
Prevenção e socorro
“Indicamos ao Executivo análises junto ao órgão competente, providencias para a manutenção e aquisição de equipamentos destinados ao serviço da Defesa Civil”, justifica Ferreira. Ele ressalta o trabalho da Defesa Civil em situações de resgate às vítimas, recuperação de áreas atingidas e na prevenção de desastres.
O vereador cita como ferramentas de trabalho da Defesa Civil pluviômetros automáticos, sistema de monitoramento remoto do nível dos rios, viaturas com tração 4X4, GPS, equipamentos de proteção individual e outras ferramentas. Segundo ele, algumas dessas precisam ser adquiridas, outras de manutenção.
Fonte: Ascom Câmara Municipal