O vereador George Reis (DEM), “O Gordinho da Favela” (PSL), acompanhou, nesta terça-feira (18), a instalação de um novo ponto de testagem rápida para a identificação da Covid-19. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, na Quadra Poliesportiva de São Caetano. Ele se diz preocupado com os possíveis impactos econômicos negativos do aumento de casos na pandemia, pois isso também pode implicar no fechamento do comércio.
“Se não nos cuidarmos, e a quantidade de casos continuarem a subir, poderá ocorrer um novo fechamento do comércio, e resultará num grande impacto para todos. Principalmente para aqueles mais vulneráveis”, afirmou o vereador.
George Reis afirma que, com o surto de gripe do vírus H3N2, a população tem se confundido ao saber se os sintomas presentes se tratam de Covid -19 ou não. “Por isso se faz tão necessário o teste, pois se as pessoas souberem o que elas têm, poderão se isolar e prevenir o contágio de pessoas próximas”, avaliou.
“O Gordinho da Favela” afirmou também que fez questão de estar presente na quadra do bairro onde cresceu. “É uma forma de demonstrar cuidado e motivar às pessoas da comunidade a fazerem o teste e se cuidarem. É importante não retrocedermos nessa batalha. Por isso, faço um apelo à população que se cuide”, disse.
*H3N2*
O coordenador de Testagem da Diretoria de Vigilância da Saúde, Danilo Farias, afirmou que, apesar do avanço dos casos, a vacina é um grande fator de contenção de sintomas mais pesados. “A vacina salva. Muitas pessoas estão testando positivo, mas com sintomas leves ou estão assintomáticas. E isso é efeito da vacina”, frisou.
“Mesmo quem não testar positivo para Covid-19, deve passar pelo processo de isolamento, pois existem pessoas morrendo com o vírus da H3N2. Precisamos ter cuidado com a Covid-19, mas estamos passando também por um surto de gripe em todo o país”, afirmou o coordenador de Testagem.
—